Matéria da revista VIVA Diário do Nordeste, de 18 de novembro de 2001.
RPG atua nas desorganizações da postura e bem-estar global.
Com os crescentes problemas de coluna, a Reeducação postural Global (RPG) tem sido uma abordagem terapêutica bastante procurada e difundida nos últimos anos, desde seu desenvolvimento pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, nos anos 80.
Souchard participou como um dos palestrantes internacionais do I Congresso Brasileiro de Terapia Manual, que aconteceu na última semana em Fortaleza, quando falou sobre a escoliose, na conferencia de encerramento do evento.
Segundo o fisioterapeuta e RPGista baiano, da linha de Souchard, Alberto Vianna da Silveira, há uma crença muito difundida em todo o mundo de que os maiores problemas de saúde que afetam o ser humano na modernidade sejam o câncer e a Aids, embora nem de longe se imagina que os males da coluna estejam entre os maior abrangência, atingindo o indivíduo da infância à idade adulta e muito mais ainda na maturidade.
ANTÀLGICO – Outro profissional baiano a enfocar a RPG no Congresso foi o Dr. Oldack Borges de Barros, que detalhou sobre as posturas da RPG e suas aplicações. O especialista esclareceu que as desorganizações posturais são muito freqüentes, devido principalmente às comodidades da vida moderna ao sedentarismo exagerado.
Quando o organismo sofre agressões, conforme mostra Dr. Oldack, ele acaba conduzindo o processo de forma a diluí-las por todo o corpo, como forma de compensação. Esse processo é denominado de mecanismo antálgico, o qual ocorre justamente para proteger o organismo, a fim de evitar a dor.
São vários os fatores que podem desorganizar a postura do indivíduo, sobretudo porque, na perspectiva holística – na qual se fundamenta a RPG, o indivíduo não é constituído somente da dimensão física, mas também psíquica emocional e espiritual. “Estamos em m momento em que as pessoas começam a se conscientizar e desejar um tratamento mais global. Mesmo porque, se atuarmos exclusivamente no físico, sem procurarmos enxergar as outras dimensões humanas do ser, o problema pode retornar ou mesmo se amplificar”, ressalta Dr. Oldack Barros.
O interessante no RPG, afirma os dois especialistas, é que o fisioterapeuta apenas orienta as sessões. O trabalho quase que total (uns 70%) é praticamente do paciente. Os 30% restantes cabem às mãos do profissional, uma vez que o RPG não utiliza equipamentos ou máquinas, inserindo-se entre as terapias manuais.
São oito posturas desenvolvidas nessa prática, que é realizada em uma cama especial, sob acompanhamento e toques para correções posturais por parte do especialista. “Acreditamos que tudo o que acontece ao ser humano acaba se revertendo em sua estrutura física, sejam impactos (estresse, tramas, etc.) emocionais, psíquicos ou mesmo físicos”.
O trabalho do RPGistas (o reeducador postural global) é facilitar os movimentos, da maneira mais ampla possível, de tal modo a favorecer o alongamento. O especialista parte do principio de que necessita observar onde as tensões se localizam e se concentram, promovendo deformidades na estrutura física do paciente e atuar justamente sobre estas distorções. E uma vez detectado a origem do problema, a atuação se reverte sobre o sistema músculo-esquelético. “Há uma solução específica para cada forma de expressão ou como aquele problema se expressa naquele determinado indivíduo”, diz Alberto Silveira.
A visão estritamente sintomática da fisioterapia tradicional, no caso do RPG, segundo outra especialista, Drª Malu Nogueira, presente no I CBTM, é substituída, na tentativa de se equilibrar o organismo de forma integral. Ela afirma que o organismo possui uma sabedoria intrínseca, e tenta dissipar as tensões da melhor forma possível para manter-se em equilíbrio constante.
O mecanismo antálgico, de proteção do organismo para evitar a dor, leva o corpo a distribuir as agressões, quando as sofre, por todas as suas partes. A RPG reequilibra e reeduca a postura de forma global.
ASSOCIAÇÃO DE MOVIMENTOS AMPLOS COM A RESPIRAÇÃO
Na Reeducação Postural Global, segundo a fisioterapeuta paraense Malu Nogueira, as compensações orgânicas, revertidas no plano físico, podem ser tratadas preventivamente. Aliás, a prevenção tem sido a conduta que guia a terapeuta moderna.
Dr. Oldack Barros informa que a RPG estabelece uma correção do sistema músculo-esquelético, mediante alongamento das cadeias musculares, tanto anterior como posterior. O trabalho é associado com respiração e movimentos, que repetidos ao longo de várias sessões, reeduca corpo e mente.
A nova postura, muitas vezes, se choca com a imagem mental que o indivíduo faz de seu próprio corpo, afirma Dr. Alberto Silveira.Há casos em que o paciente mal percebe seu encurvamento ou sua postura desalinhada, totalmente, imprópria. Ele “se enxerga” daquela forma. O trabalho do especialista, então, é levar o paciente a uma plena consciência de seu corpo e sua postura, para que seja reeducado como um todo.
As sessões podem ser únicas como se estender até no máximo dois anos, corrigindo casos de escoliose, cifose lordose, hérnia de disco não estrangulada, mas a ação eficaz da RPG vislumbra, sobretudo a prevenção de problemas da coluna e articulações.
Dr. Oldack afirma que em vez de musculação, por exemplo, 10 a 12 sessões por ano com um especialista em RPG compensam de forma preventiva ossos, deixando músculos flexíveis e articulações bastante móveis. O tratamento pode ser feito em qualquer idade e cada sessão (em geral, semanal) dura em média uma hora, com o paciente permanecendo de 20 a 25 minutos em cada postura indicada pelo especialista.
Drª Malu Nogueira diz que a RPG evita encurtamento da musculatura e comprometimento da parte articular e esquelética.