Curso Básico RPG Souchard

Direcionado a fisioterapeutas com o propósito de adquirir competências profissionais na abordagem do sistema neuro-músculo-esquelético. Nesta formação o profissional estará apto a realizar tratamentos nas áreas da correção morfológica e de problemas sintomáticos de origem biomecânica na perspectiva da RPG.

Este curso está acontecendo no modelo SEMI-PRESENCIAL. O conteúdo teórico é através de uma PAV (Plataforma de Aprendizagem Virtual).

Próximas Turmas

Turma B24-SP

I. Módulo Virtual
01/10/2024 a 23/02/2025

I. Módulo Presencial
11/03/2025 a 16/03/2025

II. Módulo Virtual
01/04/2025 a 31/05/2025

Il. Módulo Presencial
24/06/2025 a 29/06/2025

Il. Módulo Presencial
Novembro/2025

Informações: (11) 982525222

Turma C23-SP

I. Módulo Virtual
29/11/2023 a 24/03/2024

I. Módulo Presencial
02/04/2024 a 07/04/2024

II. Módulo Virtual
15/04/2024 a 16/06/2024

Il. Módulo Presencial
25/06/2024 a 30/06/2024

Il. Módulo Presencial
Novembro/2024

Informações: (11) 982525222

Turma B23

I. Módulo Virtual
03/04/2023 a 02/07/2023

I. Módulo Presencial
12/08/2023 a 17/08/2023

II. Módulo Virtual
21/08/2023 a 13/10/2023

Il. Módulo Presencial
20/10/2023 a 25/10/2023

Il. Módulo Presencial
Novembro/2023

Informações: (11) 982525222

Turma B22

I. Módulo Virtual
29/08/2022 a 13/12/2022

I. Módulo Presencial
14/12/2022 a 19/12/2022

II. Módulo Virtual
10/01/2023 a 22/03/2023

Il. Módulo Presencial
28/03/2023 a 02/04/2023

Il. Módulo Presencial
Setembro/2023

Informações: (11) 982525222

Como o curso funciona?

O curso básico de RPG SOUCHARD, no Brasil neste momento, acontece no modelo SEMI-PRESENCIAL, onde o desenvolvimento do conteúdo teórico é através de uma PAV ( Plataforma de Aprendizagem Virtual ) e de aulas de vídeo gravadas, que explicam e esclarecem o conteúdo teórico e favorece o entendimento e aprendizagem, além de uma maior capacidade de análise clínica dos alunos.

Este curso é desenvolvido em DOIS MÓDULOS VIRTUAIS. O primeiro módulo virtual será desenvolvido pelo período de três (3) meses e será dividido em seis (6) blocos temáticos que são explorados pelos alunos e professores através dos FÓRUNS DE INTERCÂMBIO, onde as partes envolvidas trarão as suas dúvidas, questionamentos, afirmações e assim desenvolvem um maior entendimento do conteúdo teórico de cada bloco e este processo é constante no decorrer do desenvolvimento de cada bloco. Os alunos terão acesso as aulas de vídeo gravadas e explicativas do conteúdo do bloco explorado, além da possibilidade de uma aula para esclarecimento das dúvidas em formato on-line. Durante o desenvolvimento de cada bloco, afim de avaliar o entendimento e compreensão do texto de cada bloco/módulo, serão propostas TAREFAS E QUESTIONÁRIOS e o aluno deverá lograr a média seis (6) em cada um dos blocos desenvolvidos. Ao término dos seis (6)  blocos do primeiro módulo, ocorrerá o primeiro MÓDULO PRESENCIAL, que acontecerá durante seis (6) dias consecutivos, manhã e tarde, com início às 9:00 horas da manhã e terminando por volta das 18:00/18:30 horas, com atividades estritamente práticas e ligadas aos temas desenvolvidos nos seis blocos do primeiro módulo virtual.

Em seguida, também pelo período de três (3) meses, teremos o inicio do segundo módulo virtual. Será dividido em dois (2) blocos temáticos e que também serão desenvolvidos através da PAV (Plataforma de Aprendizagem Virtual), nos mesmos moldes do primeiro módulo e avaliados da mesma forma, através de tarefas e questionários e com a média seis (6) a ser alcançada. Ao final dos dois blocos do segundo módulo, acontecerá o segundo MÓDULO PRESENCIAL, que acontecerá durante seis (6) dias consecutivos, manhã e tarde, com início às 9:00 horas da manhã e o término por volta das 18:00/18:30 horas, com atividades estritamente práticas e ligadas aos temas desenvolvidos nos dois blocos do segundo módulo virtual.

Após o segundo módulo presencial, depois de três (3) a cinco (5) meses, ocorrerá o terceiro MÓDULO, onde será desenvolvido o conteúdo teórico/prático das PATOLOGIAS ARTICULARES, durante cinco (5) dias consecutivos, com a parte teórica pela manhã e a parte prática pela tarde, com início às 9:00 da manhã e o término às 18:30/19:00 horas.

Conteúdo programático RPG Souchard

Módulo Virtual – Teórico

Unidade 1: Bases e princípios

– Conheça os princípios que sustentam o método e sua importância na interpretação dos processos clínicos e na abordagem terapêutica.

– Esteja familiarizado com os fundamentos que sustentam o método.

– Consiga analisar e compreender a relação entre a estrutura, a forma e a função, del sistema Neuro-Músculo-Esquelético (SNME) os aspectos psíquicos e somáticos; quanto à organização, o funcionamento e as alterações do corpo como sistema, conceito de Campo Fechado.

– Compreenda o princípio de globalidade e globalidade restrita e possa relacioná- los com a abordagem dos problemas que afetam o SNME.

Unidade 2: A organização muscular

– Reveja a microestrutura da musculatura estriada esquelética, assim como a fisiologia e resposta desta à colocação em tensão.

– Reveja a microestrutura do tecido conjuntivo, assim como a fisiologia e resposta deste à colocação em tensão.

– Estabeleça a diferença no funcionamento muscular estático e dinâmico. Conheça a fisiopatologia da musculatura de controle, sua participação na geração de alterações, e a necessidade de uma abordagem diferenciada.

– Conheça e reflexione sobre o conceito de equilíbrio das tensões e o papel deste equilíbrio na organização postural e no funcionamento do SNME.

– Analise e compreenda os conceitos de “músculo ofensivo – músculo defensivo” e “fraqueza muscular relativa” na construção do novo paradigma formulado pela RPG.

– Aborde, analise e compreenda o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular como elemento funcional associado à coordenação neuromuscular.

– Analise os inconvenientes do SNME e a relação destes inconvenientes com a surgimento de quadros clínicos.

Unidade 3: O tratamento, generalidades

– Conheça o conceito de “cadeia lesiona!”.

– Adquira conhecimento sobre a “colocação em tensão” e suas propriedades.

– Compreenda a necessidade da colocação em tensão dentro da abordagem em globalidade e como se instala e se administra esta colocação em tensão.

– Adquira conhecimento sobre as posturas de tratamento, assim como as indicações, benefícios e limitações destas.

– Analise a relação das posturas de tratamento com as cadeias musculares e lesionais.

– Identifique a relação entre a colocação em tensão e as posturas de tratamento.

– Conheça as duas etapas da abordagem na RPG, liberação e integração; e compreenda a importância e o propósito de cada uma delas.

Unidade 4: A respiração

– Compreenda a importância da respiração, principalmente da expiração, no tratamento de RPG.

– Reveja a ação dos músculos e das outras estruturas que atuam durante a inspiração e a expiração.

– Reveja a biomecânica do diafragma em função das possíveis sinergias com os músculos e estruturas que estão associados à ventilação.

– Compreenda a fisiopatologia de origem mecânica na função ventilatória.

– Seja capaz de reconhecer o padrão de retração dos músculos e estruturas que estão envolvidos na inspiração e possa relaciona-lo com o padrão de alteração posturais.

– Entenda a utilidade dos tempos expiratórios de acordo com o padrão de retração presente ou nos diferentes objetivos de abordagem morfológicos.

Unidade 5: Abordagem da coluna vertebral

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da coluna vertebral, o comportamento dos músculos relacionados com esta, assim como sua influência sobre a patologia.

– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura espinhal, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas na coluna vertebral

– Reveja e analise a biomecânica da região cervical, dorsal e lombar, e a ação dos músculos ligados a cada uma.

– Analise e compreenda a influência da musculatura associada à coluna vertebral na patologia morfológica do raque.

– Comece a planejar as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado à coluna vertebral.

Unidade 6: A avaliação na RPG

– Conheça as fases da avaliação, e a importância e alcance de cada uma delas.

– Aprenda a reconhecer os desequilíbrios morfológicos e seus principais responsáveis.

– Comece a adquirir conhecimento sobre o esquema de avaliação morfológica baseado na análise das seis zonas do corpo.

– Compreenda o funcionamento do quadro de escolha de postura proposto pela RPG e o alcance e limitações que apresenta este quadro.

– Atividade de integração do primeiro módulo virtual

Unidade 7: Abordagem dos membros superiores

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica dos membros superiores, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.

– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura relacionada com os membros superiores, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas, funcionais e/ou sintomáticas.

– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações dos membros superiores.

– Comece a desenvolver as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado aos membros superiores.

Cintura escapular:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo do ombro, e o comportamento dos músculos relacionados com este.

8de 15 – Analise os desequilbrios musculares associados as alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico do ombro.

– Identifique os desequilibrios morfológicos da articulação glenoumeral e seus responsáveis.

– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.

Cotovelo e antebraço:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo biomecânico do cotovelo e antebraço, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.

– Analise os desequilbrios musculares associados as alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico do cotovelo e antebraço.

– Identifique os desequilibrios e seus responsáveis.

– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.

Mão:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo biomecânico da mão e pulso, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.

– Analise os desequilbrios musculares associados às alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico da mão e pulso.

– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.

Unidade 8: Abordagem das alterações da pelve e membros inferiores Objetivos da unidade: Que o aluno:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da pelve e membros inferiores, o comportamento dos músculos relacionados com estes, assim como sua influência sobre a patologia.

– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura relacionada com a pelve e os membros inferiores, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas, funcionais e/ou sintomáticas.

– Reveja e analise a biomecânica dos membros inferiores.

– Analise é compreenda a influência da musculatura associada à pelve e aos membros inferiores na patologia morfológica e funcional,

– Comece a desenvolver as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado à pelve e aos membros inferiores.

Pelve:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da pelve, e os comportamentos de alteração morfológica afetam a esta

– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações da pelve.

– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica do períneo, o comportamento dos músculos relacionados com ella, assim como sua influência sobre a patologia.

– Analise a possibilidade de associação entre as alterações do períneo e as patologias lombar e sacroilíaca.

Coxofemoral:

– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica coxofemoral, e o comportamento dos músculos relacionados com esta, em função das hegemonias funcionais, a bipedestação e la influência na patologia coxofemoral.

– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações da coxofemoral.

– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.

Joelhos:

– Reveja e analise a biomecânica do joelho, e o comportamento dos músculos relacionados com este.

– Analise o comportamento dos músculos do joelho em função das hegemonias, a bipedestação e la influência na patologia.

– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações do joelho.

– Identifique, através da avaliação, as diversas alterações morfológicas do joelho e como devem ser abordadas.

– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.

Pés:

– Reveja e analise a blomecânica do antepé e retropé, o comportamento dos músculos relacionados com estes, assim como sua influência sobre a patologia.

– Reconheça todas as alterações morfológicas possíveis do antepé e retropé, seus responsáveis e sua abordagem.

– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações do antepé e retropé.

– Desenvolva a estratégia terapêutica que se aplica aos modelos de desequilíbrios propostos.

– Integre a teoria dos desequilibrios morfológicos dos membros inferiores nas correções nas posturas de abertura e fechamento coxofemoral.

– Desenvolva suas habilidades nas áreas de avaliação e de planejamento terapêutico.

Módulo Presencial – Prática

Primeiro Módulo Presencial

Objetivos

– Associe os conhecimentos teóricos adquiridos no módulo não presencial com as competências em avaliação, escolha de posturas e tratamento sobre aspectos relacionados com a coluna vertebral.

– Adquira competências no processo de avaliação na RPG.

– Comece a desenvolver a manualidade para o diagnóstico palpatório nas alterações macroscópicas e microscópicas da coluna vertebral.

– Desenvolva habilidades da postura de abertura coxofemoral, braços fechados em descarga (postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral),

– Analise e integre a avaliação e o tratamento a um caso que requer o uso da postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral.

– Desenvolva habilidades da postura de fechamento coxofemoral, braços fechados em carga (sentado).

– Analise e integre a avaliação e o tratamento a um caso que requer o uso da postura sentado.

– Desenvolva habilidades no manejo da postura de fechamento coxofemoral em descarga (postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral).

– Desenvolva competências no manejo dos sintomas durante as posturas de tratamento.

– Desenvolva competências para o tratamento de objetivos relacionados com a região cervical, dorsal e lombar.

– Adquira competências no processo de avaliação e de tratamento da escoliose Idiopática,

– Consiga, ao finalizar o módulo, realizar a avaliação, o planejamento e o desenvolvimento de um tratamento com um objetivo morfológico ou sintomático da região cervical, dorsal ou lombar.

O desenvolvimento dos temas durante os módulos presenciais podem sofrer modificações de acordo com a dinâmica dos grupos e os critérios do professor.

Primeiro dia Avaliação na RPG

Análise das seis zonas;

Quadro de avaliações;

Revisão dos critérios para a escolha das posturas de tratamento.

Segundo dia

Desenvolvimento da manualidade 1:

– Manipulações sobre o diafragma e pontos de flexibilização torácica

– Os tempos expiratórios: revisão da sua utilidade e desenvolvimento de habilidades para o seu manejo, de acordo com o objetivo.

– Postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades para a insistência sobre os grupos musculares dos membros inferiores.

– Postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades para a insistência sobre os grupos musculares dos membros inferiores.

Terceiro dia “Tratamento de um caso morfológico

– Revisão do processo de avaliação orientado à coluna vertebral nas alterações no plano sagital: Cervical – Retificação – Hiperlordose; Dorsal – Dorso curvo – Retificação; Raque lombar – Hiperlordose – Retificação.

– Desenvolvimento da manualidade: Abordagem das alterações do raque no plano sagital; Raque cervical – Retificação – Hiper Lordose;

Raque dorsal – Dorso curvo – Retificação; Raque lombar – Hiperlordose – Retificação.

Quarto dia

– Revisão do processo de avaliação orientado à coluna vertebral (continuação, plano frontal e transversal) inclinação rotação homo e contralateral.

Desenvolvimento da manualidade 2:

– Palpação e reconhecimento de estruturas da região cervical.

12do 15 – Efeito de amplificação e processo de micro-reequilibração cervical associado aos comportamentos em inclinação e rotação.

“Tratamento de um paciente com patologia cervical. Quinto dia

Desenvolvimento da manualidade 3:

– Orientada à abordagem da região cervical integrando todos os planos de correção. Postura sentado: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura.

– Desenvolvimento de habilidades no controle das alterações morfológicas da região dorsal e lombar.

– Avaliação da RPG na escoliose: Desenvolvimento da estratégia de avaliação, planejando os objetivos segundo o tipo de curva

Desenvolvimento da manualidade 4:

Orientada à reequilibração das curvas escolíóticas.

Sexto dia “Tratamento de um paciente com escoliose Idiopática”

– Desenvolvimento da manualidade 5: Orientada ao desenvolvimento de habilidades para as correções da escoliose; Particularidades da postura sentado na abordagem da escoliose,

– Trabalho presencial de integração do primeiro módulo A avaliação, o diagnóstico e o planejamento do tratamento, pelo aluno, com um objetivo morfológico ou sintomático.

– Revisão da matéria.

Segundo Módulo Presencial

Primeiro dia

Posturas de tratamento:

Desenvolvimento da manualidade 5:

– Em pé contra a parede: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades nas correções sobre os membros inferiores.

– Em pé no centro: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura.

– Inclinado para frente (bailarina): aquisição de habilidades nas correções da lombar, da pelve e dos membros inferiores.

– Postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral, 3º e 4º tempo: aquisição de habilidades nas correções sobre os membros inferiores.

Segundo dia

– Revisão do quadro de avaliação orientado à pelve e ao períneo: Análise das seis zonas (com ênfase na zona 4); Quadro de avaliação de posturas.

– Tratamento de um paciente com patologia de pelve e/ou períneo.

Desenvolvimento da manualidade 6:

– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da pelve e do períneo.

Terceiro dia

– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros inferiores: Análise das seis zonas (com ênfase na zona cinco 5 e 6); Quadro de avaliação de posturas.

– Tratamento de um paciente com patologia em MMII.

Desenvolvimento da manualidade 7

Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem dos problemas de MMII:

– Posturas em descarga postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral e postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral.

– Posturas em carga Bailarina – Em pé contra a parede e em pé no centro.

Quarto dia

– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros superiores: Análise das seis zonas; Análise da cintura escapular; Quadro de avaliação de posturas com ênfase no exame local das retrações e a reequilibração da cintura escapular.

Desenvolvimento da manualidade 8:

– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da cintura escapular:

– Progressão de fechamento de braços;

– Progressão de abertura de braços;

Quinto dia

– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros superiores (continuação): Análise do cotovelo e da mão; Quadro de avaliação de posturas com ênfase no exame local das retrações e a reequilibração da região do cotovelo e da mão.

– Tratamento de um paciente com patologia de MMSS.

Desenvolvimento da manualidade 9:

– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da região do cotovelo e da mão:

– Progressão de fechamento de braços;

– Progressão de abertura de braços;

Sexto dia

– Trabalho presencial de integração do segundo módulo – Elaborado sobre os aspectos mais importantes da formação.

– A avaliação, o diagnóstico e o planejamento do tratamento, pelo aluno, com um objetivo morfológico ou sintomático.

– Revisão geral e resolução de dúvidas.

Certificado do Curso Básico RPG Souchard

O certificado do curso básico / formação de base em RPG Souchard é emitido pelo Instituto Philippe Souchard.

Há também a opção de obter esse certificado com reconhecimento internacional expedido na França.

Equipe

Dr. Philippe Souchard

Criador do método RPG, Philippe Souchard foi diplomado como fisioterapeuta pelo Ministério da Saúde Pública e da População na França. Atualmente preside o Instituto Philippe Souchard de RPG, que possui sede em São Paulo e Rio de Janeiro, além de atuação em 14 países, onde já formou mais de 22.000 fisioterapeutas. Souchard também é professor […]

Dr. Alberto Luiz Vianna da Silveira

Professor responsável pela 1ª, 2ª e 3ª semanas do Curso de Reeducação Postural Global – RPG Souchard no Brasil, Itália (Universidade de Torvergata) e Portugal desde 1990, estando à frente da organização do Curso Básico de RPG Souchard em São Paulo desde 1998. Graduação em Fisioterapia pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública – […]

Dra. Maura Sano

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizou o Curso Básico em RPG Souchard e Avançado em Escoliose e Lesões Articulares pelo Instituto Philippe Souchard. Possui formação especial em Patologias Cervicais. Já trabalhou em diversas clínicas e atualmente é monitora do Curso Básico e Avançado de RPG Souchard.

Dra. Marcia Simões

Graduou-se em Fisioterapia pela USP no ano de 1973, realizou o curso de RPG com Philippe Souchard em 1984 e possui pós-graduação em Acupuntura pela FACIS-IBEHE. Já proferiu palestras internacionais sobre a RPG e atualmente é monitora do Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global.

Dra. Débora Pereira

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Graduada em Acupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental, realizou a formação básica da RPG Souchard em 1998 e a avançada em 2000. Já trabalhou em diversos consultórios de fisioterapia e atualmente administra uma clínica particular de RPG Souchard em Cacha Pregos, na […]

Dra. Soraia Guerra

Formada pela Universidade Católica de Petrópolis no curso de Fisioterapia, Soraia Carvalho Guerra já realizou diversos cursos de RPG nas especialidades de Escoliose, Lesões Articulares, Aplicado ao Esporte, entre outros. Possui também curso de dissecção na V.U.B realizado na Bélgica e pós-graduação em Anatomia e Biomecânica. Atualmente é professora da RPG Souchard e responsável pela […]

Dra. Rita Menezes

Graduada em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, com especialização em Anatomia Humana. Professora Adjunta da UIPTM – Université International Permanente de Thérapie Manuelle e do Instituto Philippe Souchard, responsável pela primeira, segunda e terceira semanas do curso básico de Reeducação Postural Global no Brasil, onde assumiu ainda a formação avançada de […]

Dra. Monica Botelho

Diplomada em 1978 pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, Mônica Botelho Rodrigues realizou o curso RPG Souchard em 1983/84 e o curso e monitora em 1987. Há aproximadamente sete anos é professora responsável pela 3ª semana do curso de base da RPG Souchard. Também ministra o curso avançado de Interpretação Radiológica Aplicada à […]

Dra. Julieta Rubinetti

Com formação pela Universidade de Buenos Aires, teve seu título de Fisioterapeuta revalidado pela Universidade de Juiz de Fora e fez o curso da RPG Souchard em 1991/92. Possui pós-graduação em Acupuntura pela Academia de Arte e Ciência Oriental, na Escola Imperial de Medicina do Japão. Atualmente é Professora do curso RPG Souchard responsável pela […]

Dra. Sonia Regina Pardellas

A professora Sonia Pardellas é docente da Universidade Permanente de Terapia Manual (UIPTM) de Saint Mont, França e Diretora do Instituto Philippe Souchard no Brasil. Atua como principal assistente de Philippe Souchard, em todos os cursos de Reeducação Postural Global – RPG. É responsável pelos cursos de Reatualização prática em RPG e RPG na preparação […]

Dr. Oldack Borges de Barros

Monitor do Instituto Philippe Souchard no Brasil e na Europa, sendo responsável pela organização da formação básica do Curso de RPG Souchard em São Paulo, é também presidente da Sociedade Brasileira de RPG – SBRPG e diretor do Centro de Reeducação Postural. Graduação em Fisioterapia pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública – 1981. Atendimento Clínico […]

Dr. Ricardo Regi

– Fisioterapeuta formado pela PUCCAMP, especialização em pos cirurgia cardíaca pelo Dante Pazzanesse de cardiologia – Membro da equipe de ensino da RPG SOUCHARD por 15 anos – Responsável  pelo SGA ( stretching global ativo) , a RPG SOUCHARD voltada para o esporte e bem estar, por 12 anos – Participante da olimpíada de Sydney […]

Celina Fossatti

Professora Adjunta.

João Ornelas

Professor Adjunto.

Ricardo Regi

Professor Adjunto.

Teresa Penã

Monitora.

Sandra Pardelas

Organizadora.

João Carvalho

Professor Adjunto.

João Moreno

Professor Adjunto.

Itana Spinato

Monitora.

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Leituras sugeridas: Biomecânica – KAPANDJI; Anatomia funcional da coluna vertebral – OLIVER; Anatomia do aparelho…

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Entrevista com Philippe Souchard na Revista Milênio

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O Corpo no Eixo

Matéria escrita por Gabriela Cupani, para a Revista Saúde de julho de 2003. A reeducação…

Depoimentos

“pessoal, amei esse curso. Toda a equipe é fantástica. Foi um curso divisor de águas, acrescentou demais na qualidade de meus atendimentos, na capacidade de cuidar mais dos meus pacientes. RPG Souchard é tudo de bom, amo essa técnica e o pessoal que vem nos ensinar” Maria Justina Izzo

“fui tratada da adolescência a vida adulta com RPG Souchard. Os benefícios foram incríveis e decidi me tornar fisioterapeuta. Os ensinamentos RPG Souchard me mostraram a melhor parte da fisioterapia, onde encontrei a melhor vivência profissional” Isabela Cernach

“tive a sorte de encontrar um RPG(ista) Souchard quando tinha 13 anos, fiz o tratamento de escoliose com resultado totalmente positivo. Gostei tanto da experiência que decidi ser fisioterapeuta para fazer o curso de RPG Souchard e compartilhar essa benefício com todos.” Jubiane Faenello

“o RPG Souchard acrescentou em minha vida a noção de globalidade, manualidade, do real cuidado com o meu corpo e o corpo do meu paciente. Dedico os bons resultados e prosperidade dos meus tratamentos aos ensinamentos ao RPG Souchard.” Cecília Voloschen

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