A Reeducação Postural Global, mais frequentemente designada por suas iniciais RPG, é um método original e revolucionário nascido da obra “O Campo Fechado”, publicado em 1981 por Philippe E. Souchard depois de quinze anos de pesquisa no domínio da ginástica postural.
A RPG é baseada em três princípios sólidos: individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa) e globalidade (não tratar por partes isoladas e sim o corpo como um todo, pois toda atividade muscular estática ou dinâmica é sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular).
Reeducar permanentemente os músculos em estiramento se faz necessário já que o sistema muscular está dividido em músculos tônicos e fásicos. Em caso de hipertonia os músculos estáticos se encurtam de forma relevante, causando desvios ósseos e compressões articulares. Além disso, como os músculos estão organizados em forma de cadeias musculares, todo alongamento segmentar será ineficaz. Para alongar de forma eficaz um músculo, o correto é estirar a cadeia muscular a qual ele pertence.
A morfologia do corpo está em função da atividade diária, dos hábitos e tensões adotadas. A deformação deste conjunto arquitetônico, que é o corpo humano, tem sua origem no encurtamento e rigidez do sistema músculo-tendinoso e de suas diferentes cadeias musculares estáticas, por sua atividade tônica permanente e da flacidez e relaxamento dos músculos dinâmicos, por sua atividade hipotônica.
Em resumo, a RPG é um método propioceptivo de inibição e baseia-se na utilização do reflexo miotático inverso. Ela é atualmente ensinada por Philippe Souchard e sua equipe na França e em mais 17 países. Atualmente, mais de 22 mil fisioterapeutas praticam a RPG e os principais livros que tratam do assunto já estão traduzidos em italiano, português, espanhol e inglês.
Por Dr. Oldack Borges de Barros.
* A estrutura musculoesquelética é a carcaça do corpo. Ela determina a sua forma, influencia as funções, condiciona os movimentos e pode alterar o psiquismo. Sua deformação é dispendiosa em energia e perturba obrigatoriamente a sensibilidade.