Reeducação e Tradição

Artigo escrito por Ph. E. Souchard para a Revista Brasileira de RPG, em novembro de 1998.

Concordamos em afirmar que a tradição é soma dos conhecimentos dos antigos, bem pouco, mesmo aqueles que se pretendem tradicionais, sabem realmente o que significa a palavra.

A reflexão à qual o homem se entrega há milênio sobre os diferentes aspectos do seu saber permitiu deduzir princípios a partir dos quais organiza harmoniosamente nosso Universo. Desde que o conhecimento em um domínio preciso assuma um caráter de verdade universal, através do confronto com os métodos de trabalho, ele só pode se traduzir dentro de uma linguagem comum alegórica ou hermética.

Um perigo aparece imediatamente: se a soma dos conhecimentos dos antigos não é mais utilizável diretamente, certos fragmentos deste saber ancestral, tomados isoladamente, parecerá simples de interpretar desde que sejam destacados de seu contexto. As simplificações excessivas tornem-se freqüentes e se perpetuam. Alegria torna-se “Imagem d Epiral”. O Hermetismo torna-se receita. A tradição bioenergética chinesa, que mais inspirou o domínio médico, constitui um excelente exemplo deste estado de fato, já que muito freqüentemente nossos técnicos se pintam de um orientalismo grosseiro, biombo chinês de nossas incompetências. Retomemos o exemplo chinês. Na realidade, somente duas formas são possíveis: a primeira baseia-se no conhecimento aprofundado do I Ching e sobre sua interpretação para verificar, pelo intérprete de competência séria, a exatidão das deduções feitas. A segunda apóia-se sobre pesquisas sistemáticas num domínio particular e verificar, junto a este antigo computador que é o I Ching, a legitimidade das descobertas realizadas.

Se o processo é universo podemos constatar que a via é única, e que a mensagem dos antigos, só é acessível para aqueles cuja evolução pessoal do raciocínio suficientemente aprofundado leva-os a uma reflexão sobre seus próprios conhecimentos. No domínio que é mais particularmente o nosso , podemos deduzir três princípios do conhecimemto ancestral.

Primeiro principio: cada individuo sendo único, é necessário tratar o doente e não as doenças. Sendo o indivíduo, por outro lado, indissociável do seu meio, ele deve ser tratado em função do contexto.

Segundo principio: cada indivíduo sendo indivisível, todo tratamento deverá ser global. Da interpretação do segundo principio, deduz-se que um tratamento global, levando-se em conta todos os elementos de uma afecção, permitirá colocar em evidência, ao mesmo tempo, a conseqüência e a causa de uma lesão, de onde por extensão.

Terceiro princípio: todo tratamento pode e deve remontar do sintomas à causa de uma doença. Por outro lado, a tradição chinesa estabelece as diferenças existentes entre quantidades e qualidade de energia.

Observamos agora no Ocidente e na nossa época quais são os trabalhos que podem se inscrever na linha da tradição. Este exame, não tem de3 jeito nenhum, a pretensão de ser exaustivo.

No início do século passado, Samuel Hahnemann estabeleceu a Lei da Similaridade assinalada por Hipócrates e Paracelso.

É possível tratar o mal com produtos que causam o mal. Mas, estes remédios deverão ser administrados de forma qualitativa graças às doses infinitesimais. A homeopatia tem o poder de abolir as causas da doença administrando os medicamentos, cujo papel de cada um, é cobrir o maior número de sinais clínicos apresentados pelo doente. A alopatia intervém quantitativamente seguindo a Lei dos Opostos. O remédio administrado em dosagens fortes é aquele que provoca os sintomas inversos da doença.

Na nossa época, Jacques Pialoux, cuja obra parte da interpretação do I Ching, afirma que existe uma invenção de polaridade entre estrutura e energia. Uma estrutura Yin libera uma energia Yang, uma estrutura Yang libera uma energia Yin.
Confirma-se assim, a legitimidade da diferença existente entre as abordagens homeopáticas e alopáticas; similaridade qualitativa pela homeopática, oposto quantitativa pela alopatia. Todavia, é necessária sublinhar, que a alopatia não se preocupando nem com a globalidade e nem com a causalidade, não pode, contrariamente à homeopatia, achar seu lugar na tradição. No que concerne à reeducação, a primeira abordagem não analítica colocou em evidência uma cadeia dos músculos posteriores (Método Meziéres). Essencialmente quantitativo, este método que ensinei durante 10 anos estira estes músculos posteriores retraídos.

Método Reeducação Postural Global

Partindo deste princípio, os trabalhadores que fui desenvolvimento para tentar compreender o fundamento bio-mecânico dos primeiros princípios deste método serviram de ponto de partida para criação do R.P.G. (método do campo fechado “Champ Clos”). Sua abordagem é, enfim, global já que os estiramentos impostos se propagam até as extremidades dos membros. Os grupos musculares concernentes por estes estiramentos não estão situados somente no plano posterior; são todos os músculos de caráter tônico, isto quer dizer, músculos da estética, músculos inspiradores, músculos suspensores, que devem ser alongados.

Este alongamento é feito muito progressivamente de maneira quantitativa e de acordo com a Lei da Similaridade homeopática, já que é obtido pela solicitação paradoxal da contração dos músculos hipertônicos. Trata-se, neste caso, de uma contração isotônica excêntrica de baixa intensidade, ou mesmo isométrica excêntrica. Quanto aos músculos da músculos da dinâmica, eles devem ser exercitados em isotônica em isotônica concêntrica.

Enfim, quando durante uma mesma postura são colocados em tração todos os músculos retraídos concernentes a uma lesão, torna-se possível partir da conseqüência e chegar à causa da lesão.

A globalidade foi respeitada.

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