Matéria escrita por Letícia Savoi, para a revista Exame, em 17 de outubro 2001.
Essa é a história de milhares de executivos que chegam aos consultórios, encaminhados pelos médicos, com diagnostico de degeneração articulares, acentuação das curvaturas da coluna vertebral, retrações musculares etc.
As queixas são as mais variadas: dor nas costas, mal-estar no ombro, incômodo nos joelhos quando se fica muito tempo de pé. O fisioterapeuta geralmente encontra retrações musculares em diversas regiões do corpo, que provavelmente foram modificando a postura e ocasionando os desconfortos. Nesses casos, um dos tratamentos mais eficazes é a técnica de Reeducação Postural Global, a RPG.
A Reeducação Postural Global nos diz que para nos mantermos em pé com bom equilíbrio precisamos ter um corpo bem alinhado. Nossa história de vida, a forma como nos movimentos, os maus hábitos posturais promovem, ao longo do tempo, o aumento das tensões no corpo. Isso nos leva a adquirir compensações posturais para continuar em pé com equilíbrio. A conseqüência é alterações no alinhamento corporal.
O resultado desse aumento de tensão muscular e do mau alinhamento postural acaba se traduzindo em retrações musculares, dor, desgastes articulares e deformidades, que produzem tendinites, bursites, hérnias de disco, osteoartroses (os famosos bicos-de-papagaio) etc.
Nesse estágio de desconforto, não tem sentido sair fazendo exercícios de fortalecimento, mas sim combater o excesso de tensões responsáveis pelas alterações.
O trabalho com a RPG proporciona a melhora efetiva do desconforto.
No início do tratamento, o paciente é submetido a uma avaliação postural detalhada, que é reavaliada a cada nova sessão. Com base nesses exames, o fisioterapeuta escolhe as posturas de correção para o indivíduo. O tratamento é relativamente longo (as sessões são realizadas uma vez por semana) e exige persistência e paciência, pois as correções levam algum tempo para ocorrer.
Nas sessões, o fisioterapeuta define a postura apropriada para o alongamento dos grupos musculares que necessitam ser trabalhados, exigindo tensão máxima. A respiração é trabalhada para a melhora da postura. Geralmente são feitas duas posturas em cada sessão e o fisioterapeuta recomenda, ensina e orienta a realização de exercícios em casa.
O objetivo é promover a reeducação da postura e a melhora das assimetrias corporais. O indivíduo tratado com a RPG passa ater melhor percepção corporal, a perceber suas assimetrias, a preocupar-se co o corpo e a cuidar dele em suas atividades diárias.
A RPG promove relaxamento das tensões, melhoras dos alongamentos, fortalecimento muscular e correção postural de uma forma global. Com essas mudanças, o indivíduo passa a gastar menos energia para realizar suas atividades e tem mais disposição física, experimentando uma sensação de bem-estar. Esses resultados fizeram a RPG virar moda.
Para o fisioterapeuta, a RPG é mais ma técnica eficaz, um recurso que produz resultados fisiologicamente comprovados. Ela não é tratamento para todos os males, mas se aplica bastante bem nas disfunções músculo-esqueletica devidas ao acumulo de tensões da vida moderna. Atualmente, a fisioterapia utiliza um conjunto grande de diferentes técnicas. A RPG entra com as posturas de correção, as manobras osteopaticas para os realinhamentos articulares, a massagem para alívio das tensões e muitos outros recursos.