Direcionado a fisioterapeutas com o propósito de adquirir competências profissionais na abordagem do sistema neuro-músculo-esquelético. Nesta formação o profissional estará apto a realizar tratamentos nas áreas da correção morfológica e de problemas sintomáticos de origem biomecânica na perspectiva da RPG.
Este curso está acontecendo no modelo SEMI-PRESENCIAL. O conteúdo teórico é através de uma PAV (Plataforma de Aprendizagem Virtual).
Próximas Turmas
Turma B24-SP
I. Módulo Virtual
01/10/2024 a 23/02/2025
I. Módulo Presencial
11/03/2025 a 16/03/2025
II. Módulo Virtual
01/04/2025 a 31/05/2025
Il. Módulo Presencial
24/06/2025 a 29/06/2025
Il. Módulo Presencial
Novembro/2025
Informações: (11) 982525222
Turma C23-SP
I. Módulo Virtual
29/11/2023 a 24/03/2024
I. Módulo Presencial
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II. Módulo Virtual
15/04/2024 a 16/06/2024
Il. Módulo Presencial
25/06/2024 a 30/06/2024
Il. Módulo Presencial
Novembro/2024
Informações: (11) 982525222
Turma B23
I. Módulo Virtual
03/04/2023 a 02/07/2023
I. Módulo Presencial
12/08/2023 a 17/08/2023
II. Módulo Virtual
21/08/2023 a 13/10/2023
Il. Módulo Presencial
20/10/2023 a 25/10/2023
Il. Módulo Presencial
Novembro/2023
Informações: (11) 982525222
Turma B22
I. Módulo Virtual
29/08/2022 a 13/12/2022
I. Módulo Presencial
14/12/2022 a 19/12/2022
II. Módulo Virtual
10/01/2023 a 22/03/2023
Il. Módulo Presencial
28/03/2023 a 02/04/2023
Il. Módulo Presencial
Setembro/2023
Informações: (11) 982525222
Como o curso funciona?
O curso básico de RPG SOUCHARD, no Brasil neste momento, acontece no modelo SEMI-PRESENCIAL, onde o desenvolvimento do conteúdo teórico é através de uma PAV ( Plataforma de Aprendizagem Virtual ) e de aulas de vídeo gravadas, que explicam e esclarecem o conteúdo teórico e favorece o entendimento e aprendizagem, além de uma maior capacidade de análise clínica dos alunos.
Este curso é desenvolvido em DOIS MÓDULOS VIRTUAIS. O primeiro módulo virtual será desenvolvido pelo período de três (3) meses e será dividido em seis (6) blocos temáticos que são explorados pelos alunos e professores através dos FÓRUNS DE INTERCÂMBIO, onde as partes envolvidas trarão as suas dúvidas, questionamentos, afirmações e assim desenvolvem um maior entendimento do conteúdo teórico de cada bloco e este processo é constante no decorrer do desenvolvimento de cada bloco. Os alunos terão acesso as aulas de vídeo gravadas e explicativas do conteúdo do bloco explorado, além da possibilidade de uma aula para esclarecimento das dúvidas em formato on-line. Durante o desenvolvimento de cada bloco, afim de avaliar o entendimento e compreensão do texto de cada bloco/módulo, serão propostas TAREFAS E QUESTIONÁRIOS e o aluno deverá lograr a média seis (6) em cada um dos blocos desenvolvidos. Ao término dos seis (6) blocos do primeiro módulo, ocorrerá o primeiro MÓDULO PRESENCIAL, que acontecerá durante seis (6) dias consecutivos, manhã e tarde, com início às 9:00 horas da manhã e terminando por volta das 18:00/18:30 horas, com atividades estritamente práticas e ligadas aos temas desenvolvidos nos seis blocos do primeiro módulo virtual.
Em seguida, também pelo período de três (3) meses, teremos o inicio do segundo módulo virtual. Será dividido em dois (2) blocos temáticos e que também serão desenvolvidos através da PAV (Plataforma de Aprendizagem Virtual), nos mesmos moldes do primeiro módulo e avaliados da mesma forma, através de tarefas e questionários e com a média seis (6) a ser alcançada. Ao final dos dois blocos do segundo módulo, acontecerá o segundo MÓDULO PRESENCIAL, que acontecerá durante seis (6) dias consecutivos, manhã e tarde, com início às 9:00 horas da manhã e o término por volta das 18:00/18:30 horas, com atividades estritamente práticas e ligadas aos temas desenvolvidos nos dois blocos do segundo módulo virtual.
Após o segundo módulo presencial, depois de três (3) a cinco (5) meses, ocorrerá o terceiro MÓDULO, onde será desenvolvido o conteúdo teórico/prático das PATOLOGIAS ARTICULARES, durante cinco (5) dias consecutivos, com a parte teórica pela manhã e a parte prática pela tarde, com início às 9:00 da manhã e o término às 18:30/19:00 horas.
Conteúdo programático RPG Souchard
Módulo Virtual – Teórico
Unidade 1: Bases e princípios
– Conheça os princípios que sustentam o método e sua importância na interpretação dos processos clínicos e na abordagem terapêutica.
– Esteja familiarizado com os fundamentos que sustentam o método.
– Consiga analisar e compreender a relação entre a estrutura, a forma e a função, del sistema Neuro-Músculo-Esquelético (SNME) os aspectos psíquicos e somáticos; quanto à organização, o funcionamento e as alterações do corpo como sistema, conceito de Campo Fechado.
– Compreenda o princípio de globalidade e globalidade restrita e possa relacioná- los com a abordagem dos problemas que afetam o SNME.
Unidade 2: A organização muscular
– Reveja a microestrutura da musculatura estriada esquelética, assim como a fisiologia e resposta desta à colocação em tensão.
– Reveja a microestrutura do tecido conjuntivo, assim como a fisiologia e resposta deste à colocação em tensão.
– Estabeleça a diferença no funcionamento muscular estático e dinâmico. Conheça a fisiopatologia da musculatura de controle, sua participação na geração de alterações, e a necessidade de uma abordagem diferenciada.
– Conheça e reflexione sobre o conceito de equilíbrio das tensões e o papel deste equilíbrio na organização postural e no funcionamento do SNME.
– Analise e compreenda os conceitos de “músculo ofensivo – músculo defensivo” e “fraqueza muscular relativa” na construção do novo paradigma formulado pela RPG.
– Aborde, analise e compreenda o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular como elemento funcional associado à coordenação neuromuscular.
– Analise os inconvenientes do SNME e a relação destes inconvenientes com a surgimento de quadros clínicos.
Unidade 3: O tratamento, generalidades
– Conheça o conceito de “cadeia lesiona!”.
– Adquira conhecimento sobre a “colocação em tensão” e suas propriedades.
– Compreenda a necessidade da colocação em tensão dentro da abordagem em globalidade e como se instala e se administra esta colocação em tensão.
– Adquira conhecimento sobre as posturas de tratamento, assim como as indicações, benefícios e limitações destas.
– Analise a relação das posturas de tratamento com as cadeias musculares e lesionais.
– Identifique a relação entre a colocação em tensão e as posturas de tratamento.
– Conheça as duas etapas da abordagem na RPG, liberação e integração; e compreenda a importância e o propósito de cada uma delas.
Unidade 4: A respiração
– Compreenda a importância da respiração, principalmente da expiração, no tratamento de RPG.
– Reveja a ação dos músculos e das outras estruturas que atuam durante a inspiração e a expiração.
– Reveja a biomecânica do diafragma em função das possíveis sinergias com os músculos e estruturas que estão associados à ventilação.
– Compreenda a fisiopatologia de origem mecânica na função ventilatória.
– Seja capaz de reconhecer o padrão de retração dos músculos e estruturas que estão envolvidos na inspiração e possa relaciona-lo com o padrão de alteração posturais.
– Entenda a utilidade dos tempos expiratórios de acordo com o padrão de retração presente ou nos diferentes objetivos de abordagem morfológicos.
Unidade 5: Abordagem da coluna vertebral
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da coluna vertebral, o comportamento dos músculos relacionados com esta, assim como sua influência sobre a patologia.
– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura espinhal, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas na coluna vertebral
– Reveja e analise a biomecânica da região cervical, dorsal e lombar, e a ação dos músculos ligados a cada uma.
– Analise e compreenda a influência da musculatura associada à coluna vertebral na patologia morfológica do raque.
– Comece a planejar as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado à coluna vertebral.
Unidade 6: A avaliação na RPG
– Conheça as fases da avaliação, e a importância e alcance de cada uma delas.
– Aprenda a reconhecer os desequilíbrios morfológicos e seus principais responsáveis.
– Comece a adquirir conhecimento sobre o esquema de avaliação morfológica baseado na análise das seis zonas do corpo.
– Compreenda o funcionamento do quadro de escolha de postura proposto pela RPG e o alcance e limitações que apresenta este quadro.
– Atividade de integração do primeiro módulo virtual
Unidade 7: Abordagem dos membros superiores
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica dos membros superiores, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.
– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura relacionada com os membros superiores, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas, funcionais e/ou sintomáticas.
– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações dos membros superiores.
– Comece a desenvolver as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado aos membros superiores.
Cintura escapular:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo do ombro, e o comportamento dos músculos relacionados com este.
8de 15 – Analise os desequilbrios musculares associados as alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico do ombro.
– Identifique os desequilibrios morfológicos da articulação glenoumeral e seus responsáveis.
– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.
Cotovelo e antebraço:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo biomecânico do cotovelo e antebraço, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.
– Analise os desequilbrios musculares associados as alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico do cotovelo e antebraço.
– Identifique os desequilibrios e seus responsáveis.
– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.
Mão:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica no complexo biomecânico da mão e pulso, e o comportamento dos músculos relacionados com estes.
– Analise os desequilbrios musculares associados às alterações da organização, o funcionamento e a patologia no complexo biomecânico da mão e pulso.
– Desenvolva as estratégias de abordagem orientadas aos modelos de desequilíbrios propostos.
Unidade 8: Abordagem das alterações da pelve e membros inferiores Objetivos da unidade: Que o aluno:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da pelve e membros inferiores, o comportamento dos músculos relacionados com estes, assim como sua influência sobre a patologia.
– Analise, sob o conceito de Sistemas Integrados de Coordenação Neuromuscular, a musculatura relacionada com a pelve e os membros inferiores, sua fisiopatologia e sua responsabilidade na formação de alterações morfológicas, funcionais e/ou sintomáticas.
– Reveja e analise a biomecânica dos membros inferiores.
– Analise é compreenda a influência da musculatura associada à pelve e aos membros inferiores na patologia morfológica e funcional,
– Comece a desenvolver as estratégias de abordagem para cada comportamento morfológico associado à pelve e aos membros inferiores.
Pelve:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica da pelve, e os comportamentos de alteração morfológica afetam a esta
– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações da pelve.
– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica do períneo, o comportamento dos músculos relacionados com ella, assim como sua influência sobre a patologia.
– Analise a possibilidade de associação entre as alterações do períneo e as patologias lombar e sacroilíaca.
Coxofemoral:
– Reveja e analise a anatomia e a biomecânica coxofemoral, e o comportamento dos músculos relacionados com esta, em função das hegemonias funcionais, a bipedestação e la influência na patologia coxofemoral.
– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações da coxofemoral.
– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.
Joelhos:
– Reveja e analise a biomecânica do joelho, e o comportamento dos músculos relacionados com este.
– Analise o comportamento dos músculos do joelho em função das hegemonias, a bipedestação e la influência na patologia.
– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações do joelho.
– Identifique, através da avaliação, as diversas alterações morfológicas do joelho e como devem ser abordadas.
– Desenvolva a estratégia terapéutica que se aplica aos modelos de desequilibrios propostos.
Pés:
– Reveja e analise a blomecânica do antepé e retropé, o comportamento dos músculos relacionados com estes, assim como sua influência sobre a patologia.
– Reconheça todas as alterações morfológicas possíveis do antepé e retropé, seus responsáveis e sua abordagem.
– Aprenda os conceitos da avaliação e adquira raciocínio clínico sobre as alterações do antepé e retropé.
– Desenvolva a estratégia terapêutica que se aplica aos modelos de desequilíbrios propostos.
– Integre a teoria dos desequilibrios morfológicos dos membros inferiores nas correções nas posturas de abertura e fechamento coxofemoral.
– Desenvolva suas habilidades nas áreas de avaliação e de planejamento terapêutico.
Módulo Presencial – Prática
Primeiro Módulo Presencial
Objetivos
– Associe os conhecimentos teóricos adquiridos no módulo não presencial com as competências em avaliação, escolha de posturas e tratamento sobre aspectos relacionados com a coluna vertebral.
– Adquira competências no processo de avaliação na RPG.
– Comece a desenvolver a manualidade para o diagnóstico palpatório nas alterações macroscópicas e microscópicas da coluna vertebral.
– Desenvolva habilidades da postura de abertura coxofemoral, braços fechados em descarga (postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral),
– Analise e integre a avaliação e o tratamento a um caso que requer o uso da postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral.
– Desenvolva habilidades da postura de fechamento coxofemoral, braços fechados em carga (sentado).
– Analise e integre a avaliação e o tratamento a um caso que requer o uso da postura sentado.
– Desenvolva habilidades no manejo da postura de fechamento coxofemoral em descarga (postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral).
– Desenvolva competências no manejo dos sintomas durante as posturas de tratamento.
– Desenvolva competências para o tratamento de objetivos relacionados com a região cervical, dorsal e lombar.
– Adquira competências no processo de avaliação e de tratamento da escoliose Idiopática,
– Consiga, ao finalizar o módulo, realizar a avaliação, o planejamento e o desenvolvimento de um tratamento com um objetivo morfológico ou sintomático da região cervical, dorsal ou lombar.
O desenvolvimento dos temas durante os módulos presenciais podem sofrer modificações de acordo com a dinâmica dos grupos e os critérios do professor.
Primeiro dia Avaliação na RPG
Análise das seis zonas;
Quadro de avaliações;
Revisão dos critérios para a escolha das posturas de tratamento.
Segundo dia
Desenvolvimento da manualidade 1:
– Manipulações sobre o diafragma e pontos de flexibilização torácica
– Os tempos expiratórios: revisão da sua utilidade e desenvolvimento de habilidades para o seu manejo, de acordo com o objetivo.
– Postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades para a insistência sobre os grupos musculares dos membros inferiores.
– Postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades para a insistência sobre os grupos musculares dos membros inferiores.
Terceiro dia “Tratamento de um caso morfológico
– Revisão do processo de avaliação orientado à coluna vertebral nas alterações no plano sagital: Cervical – Retificação – Hiperlordose; Dorsal – Dorso curvo – Retificação; Raque lombar – Hiperlordose – Retificação.
– Desenvolvimento da manualidade: Abordagem das alterações do raque no plano sagital; Raque cervical – Retificação – Hiper Lordose;
Raque dorsal – Dorso curvo – Retificação; Raque lombar – Hiperlordose – Retificação.
Quarto dia
– Revisão do processo de avaliação orientado à coluna vertebral (continuação, plano frontal e transversal) inclinação rotação homo e contralateral.
Desenvolvimento da manualidade 2:
– Palpação e reconhecimento de estruturas da região cervical.
12do 15 – Efeito de amplificação e processo de micro-reequilibração cervical associado aos comportamentos em inclinação e rotação.
“Tratamento de um paciente com patologia cervical. Quinto dia
Desenvolvimento da manualidade 3:
– Orientada à abordagem da região cervical integrando todos os planos de correção. Postura sentado: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura.
– Desenvolvimento de habilidades no controle das alterações morfológicas da região dorsal e lombar.
– Avaliação da RPG na escoliose: Desenvolvimento da estratégia de avaliação, planejando os objetivos segundo o tipo de curva
Desenvolvimento da manualidade 4:
Orientada à reequilibração das curvas escolíóticas.
Sexto dia “Tratamento de um paciente com escoliose Idiopática”
– Desenvolvimento da manualidade 5: Orientada ao desenvolvimento de habilidades para as correções da escoliose; Particularidades da postura sentado na abordagem da escoliose,
– Trabalho presencial de integração do primeiro módulo A avaliação, o diagnóstico e o planejamento do tratamento, pelo aluno, com um objetivo morfológico ou sintomático.
– Revisão da matéria.
Segundo Módulo Presencial
Primeiro dia
Posturas de tratamento:
Desenvolvimento da manualidade 5:
– Em pé contra a parede: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura. Aquisição de habilidades nas correções sobre os membros inferiores.
– Em pé no centro: desenvolvimento das habilidades para a colocação na posição e gestão desta postura.
– Inclinado para frente (bailarina): aquisição de habilidades nas correções da lombar, da pelve e dos membros inferiores.
– Postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral, 3º e 4º tempo: aquisição de habilidades nas correções sobre os membros inferiores.
Segundo dia
– Revisão do quadro de avaliação orientado à pelve e ao períneo: Análise das seis zonas (com ênfase na zona 4); Quadro de avaliação de posturas.
– Tratamento de um paciente com patologia de pelve e/ou períneo.
Desenvolvimento da manualidade 6:
– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da pelve e do períneo.
Terceiro dia
– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros inferiores: Análise das seis zonas (com ênfase na zona cinco 5 e 6); Quadro de avaliação de posturas.
– Tratamento de um paciente com patologia em MMII.
Desenvolvimento da manualidade 7
Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem dos problemas de MMII:
– Posturas em descarga postura em Decúbito Dorsal em Extensão da Coxo-Femoral e postura em Decúbito Dorsal em Flexão da Coxo-Femoral.
– Posturas em carga Bailarina – Em pé contra a parede e em pé no centro.
Quarto dia
– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros superiores: Análise das seis zonas; Análise da cintura escapular; Quadro de avaliação de posturas com ênfase no exame local das retrações e a reequilibração da cintura escapular.
Desenvolvimento da manualidade 8:
– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da cintura escapular:
– Progressão de fechamento de braços;
– Progressão de abertura de braços;
Quinto dia
– Revisão do quadro de avaliação orientado aos membros superiores (continuação): Análise do cotovelo e da mão; Quadro de avaliação de posturas com ênfase no exame local das retrações e a reequilibração da região do cotovelo e da mão.
– Tratamento de um paciente com patologia de MMSS.
Desenvolvimento da manualidade 9:
– Orientada ao desenvolvimento de habilidades na abordagem das alterações da região do cotovelo e da mão:
– Progressão de fechamento de braços;
– Progressão de abertura de braços;
Sexto dia
– Trabalho presencial de integração do segundo módulo – Elaborado sobre os aspectos mais importantes da formação.
– A avaliação, o diagnóstico e o planejamento do tratamento, pelo aluno, com um objetivo morfológico ou sintomático.
– Revisão geral e resolução de dúvidas.
Certificado do Curso Básico RPG Souchard
O certificado do curso básico / formação de base em RPG Souchard é emitido pelo Instituto Philippe Souchard.
Há também a opção de obter esse certificado com reconhecimento internacional expedido na França.