O pré e pós-parto
Ao longo de nove meses, o nascimento do bebê é o momento mais esperado por todas as gestantes.
A hora do parto, no entanto, gera muitas dúvidas, alguns medos e angústias na mulher.
Os paradigmas criados ao longo de décadas, levaram ao crescimento exagerado de partos cesárea, expondo mamãe e bebê a riscos.
Numa abordagem multidisciplinar, a atenção à gestante traz benefícios, tanto na quebra desses paradigmas, levando o conhecimento do mecanismo do parto e sua indiscutível vantagem sobre outra via de parto, mas, sobretudo, melhora a qualidade de vida nesse período tão especial.
Estando tudo bem com a mamãe e o bebê, é só deixar a natureza agir.
A fisioterapia está presente nesse contexto. A RPG Souchard, no entanto, atuando de forma global, previne e/ou trata dores lombares, comuns na gravidez, evita os desequilíbrios posturais em excesso, devido às alterações morfológicas decorrentes do aumento do útero e alterações hormonais, flexibiliza o diafragma, melhorando a respiração e utilizando a respiração paradoxal para o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, e preparando essa musculatura para o momento da passagem do feto, evitando lacerações e minimizando danos a esses músculos.
A gestante será preparada para ter uma participação ativa nesse momento especial em sua vida, ajudando na vinda de seu bebê à luz.
As disfunções do assoalho pélvico
Partos mal conduzidos podem levar a danos nos músculos do assoalho pélvico, resultando em incontinência urinária de esforço, incontinência fecal e de gases, prolapsos dos órgãos pélvicos, dor pélvica e disfunção sexual.
A fisioterapia é indicada como primeira linha de tratamento nessas situações, e a RPG Souchard tem uma atuação muito mais objetiva e trata estes distúrbios olhando globalmente a paciente, recuperando a função dos músculos do assoalho pélvico dentro do contexto postural e recuperando as funções esfincterianas e saúde sexual.